Como ser um empreendedor de sucesso
Como ser um empreendedor de sucesso
Apesar de não haver uma receita nem milagres para se ter sucesso como empreendedor, as dicas que se seguem são um bom ponto de partida, orientando-o no caminho certo.
Ter sucesso no mundo dos negócios não é fácil mas é sempre possível com boas ideias e sobretudo muito trabalho, perseverança e, naturalmente, ambição. Eis alguns dos passos que não deve saltar.
15 atitudes de um empreendedor bem-sucedido
Invista naquilo de que gosta
Gerir um negócio implica um enorme investimento de tempo, por isso use-o em algo de que verdadeiramente gosta ou, por outras palavras, um negócio pelo qual sinta paixão. Só assim conseguirá ter a motivação suficiente para aprender mais e melhorar, uma importante chave para o sucesso.
Seja ambicioso
Para ter sucesso como empreendedor, ter ambição – leia-se vontade de crescer – é absolutamente necessário. É esta ambição que lhe permitirá lutar diariamente para superar os obstáculos e desafiar-se constantemente. Perder esta “fome”de ir mais além e de crescer é o primeiro passo para ficar para trás.
Não tenha medo de arriscar
Errar é humano; não há ninguém que não cometa erros e estes são uma excelente oportunidade de aprendizagem.
Reúna uma boa equipa
Se quiser ver a sua empresa ou negócio crescer, aposte numa equipa de qualidade. Sozinho dificilmente se é bem-sucedido. Todos temos talentos e competências únicas e potenciá-los é o segredo para gerar o maior valor possível para a empresa/negócio. Não menos importante, há que apoiar e motivar a equipa, conduzindo-a na direção pretendida.
Aprenda com os melhores
Ter um mentor é uma excelente oportunidade, pelo menos, numa fase inicial, para aprender mais sobre a sua área e as diferentes facetas de ter um negócio próprio com alguém com mais experiência, o que poderá dar-lhe outras perspetivas e orientações valiosas, como, por exemplo, ajudá-lo em áreas em que se sinta menos confortável.
Desenvolva um plano de negócio
Um plano de negócio é um documento onde se descrevem todos os objetivos de negócio e as várias fases, estruturado para que estes objetivos possam ser alcançados. Ao elaborar um plano de negócio é importante definir claramente qual o seu produto ou serviço, por que motivos é que as pessoas devem adquiri-lo, quais as prioridades, onde quer estar daqui a cinco anos, a partir de onde e quando funcionará, competição, público-alvo, análise de viabilidade, etc. Em termos práticos, um plano de negócio visa minimizar os riscos e as incertezas e aumentar a segurança de todo o empreendimento.
Comece pequeno
Numa fase inicial, procure manter as coisas simples e um planeamento delineado, com produtos estratégicos pensados nos clientes-alvo que procura. Lembre-se de que há sempre margem para crescer e que só excecionalmente é que depressa e bem se traduz em bons resultados. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo e cumpra-os. É melhor do que deitar tudo a perder impulsivamente.
Envolva-se em todos os aspetos do seu negócio
Isto não significa fazer tudo sozinho, mas antes estar a par de como tudo acontece, seja na parte da comunicação, atendimento ao cliente, operações, etc. Não saber o que se passa e como se passa dificulta não só a orientação da equipa e colaboradores a trabalhar para si, mas também a gestão do negócio ou a própria delegação de tarefas e responsabilidades.
Invista em segurança
É impossível prever o amanhã e se há algo que a tão recente pandemia de covid-19 veio provar foi exatamente isso, por isso não descure nunca a proteção da sua propriedade e negócio e mantenha-os seguros contra imprevistos.
Mantenha-se atualizado
Manter-se atualizado relativamente às várias questões inerentes ao seu negócio e ao mundo dos negócios, em geral ou no que está a dar cartas em termos de tecnologia, é um cuidado que deve manter, até porque hoje aprender pode estar à simples distância de uns cliques. Aproveite! E, não menos importante, não se envolva nem invista naquilo em que não se sinta seguro e/ou à vontade.
Acredite em si
Acreditar que vai ser bem-sucedido é meio caminho andado para o ser e ultrapassar os obstáculos passíveis de se atravessarem no seu caminho.
Peça ajuda
Não hesite em pedir ajuda se necessário. Há sempre vários contactos aos quais pode recorrer em caso de dúvida ou para debater uma estratégia, por exemplo. O Linkedin pode ser um bom ponto de partida rumo ao sucesso.
Faça das reclamações um aliado
Encare as reclamações não como um ataque, mas como um meio para corrigir o que está menos bem ou errado e, não menos importante, procure responder a todas. Os clientes bons não são só os satisfeitos; os insatisfeitos podem também fazer muito pelo seu negócio ao ajudá-lo a desenvolver as soluções que pretendem e assim chegar a um leque bastante mais abrangente de pessoas.
Seja frugal
Certifique-se de que todo o dinheiro que gasta com o seu negócio é bem usado, sob pena de ver o seu capital a esgotar-se precocemente. Habitue-se a avaliar a forma como os gastos se vão repercutir no seu negócio. Valerão mesmo a pena?
Acima de tudo, vá em frente
Por muito boas ideias que possa ter para o seu negócio, se não passarem da sua cabeça ou de umas notas num papel, nunca irão concretizar-se. Por isso, ultrapasse o medo, vá em frente, dê o primeiro passo. E lembre-se de que o sucesso não se conquista da noite para o dia.
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